Pesquisar este blog

sábado, 12 de maio de 2012


1ª Reunião Pedagógica Virtual da Etec Gino Rezaghi

Bom dia, professores.

Faço todos muito bem vindos hoje em meu blog para discutirmos assuntos relacionados às situações que enfrentamos atualmente em nossa unidade e tratarmos das possíveis soluções de algumas dificuldades.

O objetivo de fazer nossa 1ª Reunião Pedagógica Virtual (1ª RPV) é a de apresentar novas ferramentas para que o professor possa diversificar suas atividades em sala de aula, além de criar um canal onde estes professores possam interagir (mesmo que à distância) com outros docentes de nossa Unidade (e por que não dizer de outras?), o que muitas vezes se torna impossível devido à correria do dia a dia e aos desencontros nos horários escolares.

Pretendemos analisar situações, receber sugestões de melhorias em nosso atendimento, e discutirmos um pouco mais sobre os nossos alunos e as situações de aprendizagem pelas quais os nossos discentes poderão ser melhores atendidos e onde poderão desenvolver suas competências e habilidades a fim de se tornarem cidadãos mais participativos e profissionais mais qualificados.

Sabemos que vivemos em um mundo em constante alteração e estas mudanças são cada vez mais rápidas. Será que estamos preparados para elas? Será que conseguimos entendê-las? Onde será que vamos chegar com os novos jovens que estão entrando no mercado de trabalho? Eles estão preparados? Nós os entendemos? Estamos ficando “velhos” ou estamos desatualizados? O que devemos executar como profissionais, para que o processo ensino/aprendizagem possa se concretizar de forma adequada?

Estas são algumas das questões que estaremos discutindo. Partilhem suas ideias, deem sugestões, elogiem, critiquem... mas falem também sobre as soluções. Somos uma equipe e tenho certeza que o objetivo de todos é o de fazermos da Etec Gino Rezaghi uma ótima escola na região.

Meu desejo é que possamos fazer deste espaço um lugar de aprendizado para nós professores, que tanto trabalhamos com aqueles que precisam e/ou querem aprender. Sugiro que estejamos todos abertos para uma boa discussão a favor do ensino. Queremos tanto ver mudanças... Por que não começá-la por nós mesmos? Se quero arrumar o mundo e torná=ló mais belo... Não será mais fácil começar por arrumar o terreno de minha casa?

Sejamos nesta data, portanto, os alunos que tanto queremos.

Maria Cristina Lopes

P.S.: Para visualizar as atualizações de temas que serão discutidos hoje, pressionem sempre a tecla F5 de seu computador.

48 comentários:

  1. Bom dia,

    Realmente, é fato que o mundo está se alterando de forma bem veloz, lembro que no ginásio eu pesquisava meus trabalhos na “Barsa”, hoje nossos alunos possuem a internet, e muitos trabalhos são extraídos da “wikepedia”. Creio que o grande desafio para o educador é utilizar essas novas tecnologias (e-mail, facebook, twitter, you tube....) de forma que o aprendizado não fique restrito a sala de aula, ou ao tempo de aula, que tenhamos êxito em despertar em nossos alunos a necessidade de conhecer e aprender espontaneamente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, professor. Esta é a ideia. Fazer com que nossos alunos entendam que o aprendizado não termina quando o sinal bate. Mas que a vida é um constante aprender.
      Abs

      Excluir
  2. bom dia CRIS
    ESTOU TENTANTO RESPONDER AS PERGUNTAS E NÃO CONSEGUI.
    PORTANTO AQUI VAI A PRIMEIRA RESPOSTA

    Quanto às mudanças atuais principalmente as virtuais, devemos lembrar que a nossa geração as criou e que estamos perdendo o controle sobre isto. Deparamos com jovens viciados em computador, celular, internet.
    ´Nós os professores impedimos o uso destes equipamentos pelo aluno em sala de aula e nós mesmos estamos ficando viciados. Não conseguimos fazer mais nada sem o computador.
    ESTAS REUNIÕES VIRTUAIS AFASTAM O CALOR HUMANO ENTRE OS PROFESSORES QUE CADA DIA FICAM MAIS FRIOS, E ESTA TENDENCIA É O ALUNO JOVEM TER UM PROFESSOR VIRTUAL SEM CALOR HUMANO.
    PARABENS AOS GRANDES MESTRES QUE ESTÃO TRANSFORMANDO O ENSINO EM SISTEMA VIRTUAL.

    PROF. CELSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro professor Celso,

      O objetivo e nos familiarizarmos com estas novas tecnologias e aprendermnos a utiliza-las a nosso favor.

      Prof. Pedro

      Excluir
    2. Por: Prof. Celso: - 18h41m

      Pelo que senti com a resposta do prof. pedro a mim dirigida, ao falar que o objetivo é familiarizarmos com novas tecnologias, me convenço cada vez mais que se não concordar com esta situação virtual, estarei descartado do grupo, então deverei ser falso e falar; nossa que maravilha de inciativa virtual.
      não vejo nada de tecnologia fazer reunião virtual, NEM ENSINAR ALUNOS VIRTUALMENTE, o que antes era chamado por de CURSO POR CORRESPONDENCIA.
      Desculpem minha franqueza, não é nada contra meus colegas professores, apenas contra a maneira que vão conduzir o ensino daqui pra frente.

      Eu tambem pesquizei muito em livros - hoje pesquiso na internet e vejo um monte de mentiras e coisas erradas que os aluninhos e ex aluninhos utilizam para realizarem trabalhos, quer sejam para a escola ou para o trabalho, colocando em risco a situação de uma empresa.
      Tenho visto isto constantemente quando exerço minha profissão na vigilância em saúde do trabalhador, encontrando documentos cópia da internet.
      Com a internet a figura do professor começa a desaparecer e isto não é um bom sinal, acreditem. caros colegas.
      Quem garante que os alunos navegadores da internet leem tudo o que imprimem para que nós os avaliemos. Bem sabemos que muitos professores nem sequer corrigem trabalho e dão retorno ao aluno.
      se duvidam disto converesem pessoalmente com os alunos.

      ESTE É A NOSSO ERRO , DEIXAR A INTERNET ENSINÁ-LOS, ACHANDO QUE É UMA NOVA TECNOLOGIA, TUDO BEM QUE ESTA TECNOLOGIA FOI CRIADA POR VOLTA DA SEGUNDA GUERRA. O QUE VEJO É ALUNOS VICIADOS EM CELULAR, EM INTERNET, DIALOGANDO COM AMIGOS ATRAVÉS DE SIMBOLOS OU PALAVRAS RESUMIDAS QUE NEM SEMPRE SÃO ENTENDÍVEIS.
      se prestarem atenção temos dificuldade ao escrevermos: tanto em concordância verbal como nominal e como na escrita correta das palavras, porque será????

      Excluir
  3. (Por Prof. Celso):
    Continuando a responder o primeiro tema :
    o que entendo dos jovens é que os mesmos estão perdidos num mundo virtual, sem direção porque a cada dia nós os professores, os pais, as pessoas se isolam diante de um aparelho para vivermos neste mundo virtual.
    Não me sinto velho nem ultrapassado, apesar da idade, por que sei que desde que o homem existe na terra seu aprendizado foi do mais velho para o mais novo, o que fizemos hoje é desprezar a experiencia do velho e acatar a ignorancia de jovens que conseguiram mostrar, de uma maneira não muito correta, que sabem tudo.
    Como podemos estar desatualizados se ainda usamos as leis de Newton. Darwin, Eisten etc....??????
    talves o que tenha mudado é a pedagogia por ex alunos que não gostavam de aprender nem estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, quando questiono se estamos “velhos” quero fazer uma análise se não estamos aceitando conviver com novas tecnologias. E não digo isso apenas para que as pessoas utilizem blogs. O que questiono é se somos flexíveis para apresentar ao aluno alternativas de aprendizado e se percebemos a necessidade de oferecer a eles a orientação de como pesquisarem, como serem críticos em avaliar se o que foi colocado na internet é correto ou não.
      Como você mesmo disse historicamente o mais velho ensina o mais novo. Nos meus anos de Faculdade, lá em 1987, tive uma sábia professora que já dizia: "Não leiam apenas um jornal. Um deles pode dizer coisas que apenas atendam a seus próprios interesses." (E ela se referia à Folha de SP e ao Estado de SP.) Hoje sempre procuro verificar se uma matéria condiz com a de outro autor quando discorrem sobre o mesmo tema. É aí que enfatizo nossa responsabilidade em orientá-los. Se hoje eles entregam trabalhos que pesquisaram na internet e neste mesmo trabalho existem problemas como plágio, fontes duvidosas ou erros de conceitos, precisamos alertá-los sobre o procedimento da análise dos dados pesquisados.

      Excluir
  4. Caros colegas,

    Atualmente, eu coloco meus conteúdos em uma pasta virtual (sky drive) e os alunos podem baixar os arquivos (textos, anexos, correção de atividades e provas), porém percebo que a procura maior é por conteúdo (apostila) são poucos que retiram uma correção de avaliação por exemplo, mas o creio que o caminho será esse, o desafio é tornar esta ferramenta atraente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, os alunos ainda preferem o papel, disponibilizo meus materiais on-line aos meus alunos, nesta semana em uma Reunião de Conselho, os alunos nos cobraram uma apostila impressa no início das aulas para o próximo semestre, isso indica que muitos ainda não tem acesso a internet a hora que quiserem e também que muitos ainda não sabem utilizar as ferramentas disponíveis, precisamos ter cuidado e ir com calma...

      Excluir
  5. por : Prof. Cristiano Sanches
    bom dia, parabéns pela iniciativa

    creio que nunca acompanharemos a nova geração, mas sempre daremos suporte para que eles explorem o mundo de seu tempo de forma satisfatória. foi assim conosco e creio que atualmente fazemos o mesmo: oferecemos a eles ferramentas e eles as utilizam de uma forma mais atualizada. acredito que temos feito um ótimo trabalho, um exemplo: fiz o mesmo debate turmas do estado e da etec gino (separadas), os nível de discussão e reflexão dos segundos eram sem precedentes, e vejam que todos foram meus alunos por 3 anos! os primeiro pouco se apropriaram das ferramentas úteis pois não tinham um ambiente favorável para isso... os nossos alunos tem um ambiente altamente favorável... mas nós não daremos conta de oferecer tudo. e nem devemos achar que o nosso trabalho está aquem deste tempo, pois utilizar a internet exige, cada vez mais, senso crítico, sabedoria... pelo que tenho vivenciado, sinto que estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite professor Cristiano,

      Concordo com o professor, mais o que vejo, e que esta geração Z, que estamos trabalhando hoje, se apresentam da forma colocada pela reportagem, e que nós professores não conseguimos mantê-los atentos durante as aulas, pois se distraem facilmente e este é um desafio que devemos vencer, e não nos desanimarmos durante o processo.
      Somos desafiados constantemente, para cada turma devemos ter uma abordagem diferente para alcançarmos o objetivo em sala de aula.

      Abraço.

      Pedro

      Excluir
  6. BOM DIA A TODOS

    Estou tentando acessar o blog da diretora e não consegui responder as perguntas no blog.
    Não sei o que estou fazendo de errado.
    Portanto, respondi a primeira questão no email da diretora.
    O QUE FAÇO AGORA???????????

    FICO COM FALTA NA REUNIÃO????
    DESISTO DE FICAR NO BLOG???
    PASSO O RESTO DO DIA NO BLOG???????


    PROFESSOR CELSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, como você não está conseguindo postar, mas está me enviando os comentários por e-mail, estou anexando aqui tudo o que você quiser postar. Mas fique tranquilo: sua presença já está garantida.
      Abs
      Cristina

      Excluir
  7. Por: Carlos Alexandre Fossa
    Bom dia a todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só assim para nos "vermos"!!! rsrs
      Espero que esteja tudo bem contigo,
      abraço!

      Excluir
  8. Parabéns, diretora M. Cristina pela coragem em inovar e dar o exemplo
    na procura de novas práticas pedagógicas. Se depois de ausentar-me

    durante toda semana de meu lar e hoje, ainda que esteja trabalhando,

    eu possa estar no convívio familiar, sou grato a você pela sua sensibilidade

    e por mostrar-se sintonizada com seus professores e com as novas

    ferramentas da educação.

    Sei o quanto trabalhou na construção do seu blog e na formatação

    desta reunião. É claro que por ser uma primeira vez problemas

    poderiam ocorrer. Mas estou certo que essa ideia será copiada

    por muitos. Sei também o quanto irá trabalhar neste final de semana respondendo

    aos nossos comentários.

    Espero a mesma sensibilidade de todos os professores, pois acompanhei

    de perto seu trabalho nesses dias. Seria muito mais fácil e cômodo para

    você fazer a reunião convencional, só que aí estaríamos num sábado chuvoso

    mais uma vez lá na escola, longe de nossos familiares e com mais despesas

    de combustível.

    Muito obrigado, Cris, conte comigo sempre.

    Márcio Sartori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcio, pelo apoio.
      Acredito que precisaremos rever as inscrições dos professores em uma conta google. mas já estou contente com o resultado obtido até aqui. Todo o trabalho envolvido não pesa quando os resultados são positivos.
      Espero que também possamos usar este local para mais interações, inclusive com nossos alunos, alvo principal de todo o nosso esforço.

      abs

      Excluir
    2. Faço das suas palavras as minhas! Márcio, e não só combustível, ainda levei uma multa voltando de lá hoje...rs..."Radar móvel"!
      Abraço

      Excluir
  9. Por: Prof. Márcio Sartori

    Sobre o que disse o prof. Celso, não concordo que nossos jovens estejam perdidos num mundo
    virtual. Há jovens ganhando rios de dinheiro com essas novas tecnologias. Não vejo nem um jovem com dúvidas sobre o mundo virtual, para eles está tudo bem resolvido. Eles comunicam-se rapidamente, trocam ideias, marcam encontros.

    Nós do Ensino Médio temos melhores resultados quando postamos alguma informação através do portal do

    Clickideia (mundo virtual) do que quando utilizamos o mural da escola.

    Não são nossos jovens que estão "perdidos num mundo virtual".

    Algumas coisas vieram para ficar, seja para o bem ou para o mal. Não podemos fechar nossos olhos. Hoje

    até procedimentos cirúrgicos são realizados à distância, por que não realizarmos uma reunião pedagógica?

    Justificativas para isso não faltam; vão da economia e preservação ambiental, passam pela comodidade e

    chegam na modernidade.

    Mesmo assim, utilizo a lousa e o giz, ou seja, a questão não é abandonar o que acreditamos que dá certo,

    mas sim incrementar, colocar pimenta no molho.

    É o que estamos tentando fazer com esta reunião.

    Prof. Márcio Sartori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, Bom dia
      Concordo com você temos que aliar-nos a eles, falarmos a linguagem deles e com isso é mais fácil entende-los, ao mesmo tempo, mostrando de forma correta o caminho,

      Excluir
    2. Por: Prof. Celso

      caros professores, como posso estar em convíveo com meu lar se estou diante de um computador conversando virtualmente. Além de extressante é cansativo para as vistas.
      Preferia estar reunido com todos, tomando um cafézinho, mesmo que seja coado na meia.
      Que alunos e pessoas ganham dinheiro com o computador não tenho dúvidas, mas será que é a grande maioria???? Todos vão ganhar???, Recebo alunos recem formado do ensino médio que não sabem interpretar um texto, nem escrever uma redação, ou fazer uma operação matemática, porém são muito bons virtualmente.
      Não sou contra reuniões virtuais, o que critico é o ensino virtual, pois a presença do mestre é fundamental para o aluno, assim como a presença de um chefe é importante para a equipe. São os exemplos que ensinam o aluno.

      Excluir
    3. Concordo com os professores Lúcia e Marcio,

      Eles (geração “Z”) precisam ser orientados para aplicar este conhecimento de forma correta e tirar proveito desta facilidade de interagir com a tecnologia.

      Prof. Pedro

      Excluir
  10. Parabéns, Cris!!

    Uma iniciativa sem precedentes, partilho da mesma idéia do Márcio, é uma grande oportunidade de participarmos e ao mesmo tempo estarmos com nossa família.
    Espero que todos apoiem e que esta iniciativa já é um sucesso.

    Abraços

    Angelo

    ResponderExcluir
  11. Cris, Bom dia Tenho estudado e procurado entender o que acontece com os alunos de hoje e nessa busca tem um livro que é muito bom , Inovação da Sala de aula. Uma das orientações do autor que é um estudioso em inovação tecnológica e fez um estudo na área da educação é a seguinte: O livro foca a inovação Disruptiva na sala de aula e ele termina com o seguinte conselho para pais e alunos "As tecnologias e inovações organizacionais não constituem ameaças. São, na verdade, oportunidades entusiasmantes que tornam o aprendizado intrinsecamente motivador, que fazem o ensino algo ex-profissional compensador e que transforma nossas escolas de fardos políticos e econômicos em fontes de soluções e forças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lúcia pela dica.
      Vou procurar ler mais este livro.
      Abs

      Excluir
  12. Conforme proposta deste blog "Pretendemos analisar situações, receber sugestões de melhorias ..., e discutirmos um pouco mais sobre os nossos alunos e as situações de aprendizagem ... nossos discentes ... poderão desenvolver suas competências e habilidades".

    1)Neste sentido entendo que três aspectos tem peso significativo: (i) os aspectos culturais dos alunos, (ii) o acesso destes alunos a tecnologia e (iii) a necessidade de equilibrar a pedagogia com a andragogia.
    Talvez este terceiro aspecto seja o mais critico pois trabalhamos com público com espectro muito largo de idade o que nos leva a necessidade de equilibramos os meios utilizados, principalmente no desenvolvimento de habilidades, que quase nunca é desenvolvido com disponibilização de textos, mas sim com exercícios e reforço no aprendizado e acima de tudo "tempo para aplicação", coisa que é muito limitado no modelo adotado para os cursos.
    Wagner Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos comentários Wagner.
      Realmente o tempo de aula é muito pequeno para oferecermos e/ou trabalharmos TUDO o que existe com nossos alunos.
      Sei que temos professores que se esforçam em oferecer métodos diferenciados para os alunos, porém outros nem ao menos tentam alguma novidade. (E não estou dizendo aqui sobre capacidade profissional deles. Tenho certeza que dominam sua matéria). Sei também que não são apenas os alunos que encontram dificuldades, mas também alguns professores. Então minha sugestão é que todos possam se completar e atingir o equilíbrio que você citou.

      Excluir
  13. Bom dia .....

    O uso das novas tecnologias é por demais interessante, eu estou participando desta reunião, conhecendo-os virtualmente mesmo antes de um contato pessoal. Essa eliminação da distância física, da necessidade de deslocamento é com certeza um incremento para facilitar nossos afazeres.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Caros colegas,

    Recentemente estive em uma capacitação a FOLHAMATIC e fiquei impressionado com os recursos do e-learning, disponíveis tanto para o aluno ou para o professor, com simulações de rotinas que muito se aproxima de um dia a dia do escritório contábil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Da mesma forma que ainda não conheço pessoalmente meus colegas professores, ainda estou por conhecer os outros colaboradores da unidade, a estrutura física da escola e os alunos da instituição, todos estes elementos devem estar na equação para o bom uso da tecnologia na educação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. A semana passada o site IG arrebentou com os professores dizendo basicamente que não estamos preparados a sala de aula pois não somos atualizados e que perdemos facil para a net.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor/a : Identifique-se por favor, pois você entrou como anônimo.

      Obrigada,
      Cristina

      Excluir
  17. A utilização de novas tecnologias eu acredito que só pode ajudar e exigir muito mais do nosso publico pois os campos de pesquisa são muito maiores do que a 10 anos atráz e que para o curso tecnico é muito importante pois temos varios softwares de feramentas de gestão que os alunos utilização em organizações no mundo a fora que a unidades eszcolares não tem recursos para compra desses programas.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Cristina, achei interessanrte está reunião virtual.
    Não me ausentei da minha família. Mas a respeito das anotações eu acretido que não devemos só pensar na parte burocrática, assim vamos fazer do Centro Paula Souza a mesma coisa das escolas da rede Estadual onde as anotações são primordiais e acabaram deixando a formação dos alunos em segundo plano. A parte burocrática eu acredito que nos conselhos de classe a mesma ja é realizada de forma excelente, os professores relatam como o aluno foi no bimestre todo, na presença do coordenador do curso. E tudo isso é passado para o responsável do aluno na reunião de Pais, onde os mesmos assinam a ficha do I.
    Adriana M. Sgob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde Adriana,

      Concordo com você, só que nos solicitaram esta adequações, justamente para poupar o professor de ir ao colégio em dias de recesso ou até nas férias.
      Só que a dificuldade que se apresenta é que os alunos e seus responsáveis, discordam das menções e entram com uma solicitação de revisão de conceito o que ele tem direito conforme regimento.

      A escola mantem a retenção, so que o aluno entra novamente com a solicitação e esta irá para a supervisão que não encontrando evidencia que mantenha a retenção faz o deferimento.

      É uma borocrácia que deveremos cumprir, entendo o seu ponto de vista.

      Prof. Pedro

      Excluir
  19. Cris,

    Eu gosto muito da ideia de realizar a reunião via net, estou em casa confortável e ainda tomando um café enquanto acompanho os debates no blog. Parabéns pela iniciativa!

    Eu acredito que como tudo na vida precisamos buscar o equilíbrio, o avanço tecnológico é inevitável precisamos estar atentos as mudanças para acompanhar a evolução dos nossos alunos e rever as nossas práticas docentes. Caso contrário, chegará um momento que o nosso discurso não passará de uma "sopa de letrinhas" que não agregará valor algum. Este equilíbrio envolve também o contato pessoal, que considero importante, pois assim transmitimos o valor das pequenas coisas como: um gesto de gentileza, carinho, respeito, um abraço, um sorriso, um aperto de mão, um olhar, através do exemplo (tão ausente na nossa sociedade hoje) se conseguirmos mesclar tudo isto com certeza formaremos pessoas e profissionais adequados para vida e para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana.
      Concordo contigo. A presença do professor é indispensável. Basta dizer quando escrevemos algo pela internet e a pessoa que lê entende totalmente diferente o que você quis dizer pois não havia a entonação da voz.
      Cristina

      Excluir
  20. Boa iniciativa, temos que nos atualizar digitalmente!!!

    ResponderExcluir
  21. Os professores que lecionam no Telecurso Tec já sabem qua a informática é ferramenta extremamente necessária no ensino semi-presencial, e funciona muito bem!!!

    ResponderExcluir
  22. Professor Junio, temos que realmente utilizar essa novas ferramentas que fazem parte do dia a dia dos jovens ao nosso favor, para assim conseguirmos desenvolver neles competências e habilidades exigidas.

    ResponderExcluir
  23. Cris, parabéns pelo exemplo que nos deu, provou que as coisas são possíveis, precisamos é ter iniciativa para as coisas darem certo, com cooperação e principalmente trabalho em equipe, att Professor Junio.

    ResponderExcluir
  24. Legal a iniciativa, recursos tecnológicos em prol das nossas atividades no processo ensino-aprendizagem
    Parabéns a todos
    Rubens

    ResponderExcluir
  25. agora sim tem postagem para ser discutida , pois quando entrei de manhã , não tinha postagem e fiquei meio perdido sem saber o que fazer .... ainda estou aprendendo a lidar com blog pois até então nunca tinha acessado um blog ... gostei , parabéns pela iniciativa . sandro augusto de camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandro.
      As postagens se iniciaram às 6h46 e terminaram as 12h00.
      Cristina

      Excluir
  26. Essa reunião é um passo enorme que poucas Unidades de Ensino têm a coragem de arriscar. Ter mente aberta para receber o novo é fundamental para um educador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Wagner.
      Este é o ponto: Aceitar o novo, sem largar os princípios aprendidos.

      Excluir