A
importância dos registros feitos pelos Professores.
"Do planejamento à avaliação, a documentação é
uma ferramenta indispensável para organizar, analisar e reavaliar a prática
docente."
Para nós, professores, “o registro representa
muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades desenvolvidas
com a turma. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre cada decisão
que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e adequá-lo com
frequência às necessidades dos alunos.”(1) Ao fazer o planejamento, o professor
pode estudar e tentar antecipar o que pretende alcançar com sua turma. Sem
planejamento, dificilmente conseguirá realizar suas atividades sem que tenha que
sair “improvisando”. Daí a importância de realizarmos nossos registros após o
planejamento.
Nestas reuniões, são discutidos os aspectos da
escola, são estudados os dados dos alunos e combinado o trabalho que
professores e equipe gestora deverão executar durante o ano letivo. Mas não
basta apenas conversarmos em uma primeira reunião e depois resolver “mudar” o
rumo sozinho, sem estudo nem discussão com os outros participantes da equipe. É
necessário sim, reavaliar o seu Plano de Trabalho durante todo o semestre
e/ou ano a fim de fazer correções em sua rota. (Afinal, toda turma é diferente
e o planejamento que fiz há 3 anos atrás poderá ser impossível de ser realizado
com a nova turma que ainda não conheço por completo). Por este motivo dá-se a
importância em rever sempre o seu PTD ao contrário de criá-lo apenas como “mais
uma papelada que terei que entregar na escola para arquivo”.
Segundo a Revista Escola, em seu artigo Escrita Profissional: a importância dos
registros feitos pelos professores (segue abaixo link para consulta à reportagem
completa), ao elaborar registros ou anotações depois das aulas, é possível se
questionar sobre o que aconteceu em classe e identificar as conquistas da turma
e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados. “Ao escrever, é
inevitável que surjam perguntas sobre se a organização da sala colaborou ou não
para atingir os objetivos desejados. O saldo da avaliação serve de base para o
planejamento de ações futuras” afirma Paula Stella, coordenadora pedagógica do
Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo.
Nesta mesma reportagem, o educador espanhol
Miguel Zabalza diz que os registros mais interessantes “são os que permitem
construir o círculo da qualidade de ensino: planejar, realizar, documentar,
analisar e replanejar”.
Sabemos que esta não é uma tarefa simples.
Segundo a educadora Madalena Freire, “A escrita reflexiva é uma arma de apuração do
pensar. E, para fazê-la, é preciso reservar tempo.”
Muitas vezes o professor realiza este círculo
citado anteriormente. Ele desenvolve seu planejamento baseado nas informações
da escola, prepara sua aula de forma a atender as necessidades do aluno, mas
não reserva tempo para registrar nem o andamento das atividades nem tampouco a
sua própria avaliação dos resultados obtidos. Como então replanejar se não
possuímos algo que “prove” que realizamos todo o nosso trabalho? Como avaliar
se todo o esforço despendido foi útil?
Em nossa unidade, percebemos que alguns
professores registram “tudo”, porém outros deixam para registrar no “futuro” as
atividades que estão desenvolvendo hoje. E então... toda aquela “papelada”
se torna nada mais que isto: apenas mais um papel para entregar como obrigação.
Mas... e onde fica a avaliação de seu trabalho?
Como você reconhece onde está errando e como consertar estes erros? Vem então a
pergunta de todo gestor: e como fica o cumprimento de suas atribuições que
citam que o registro das documentações relativas ao seu trabalho estão
incluídas em seu contrato? E como fica sua instituição na hora de comprovar que
você realizou sim seu trabalho, se não existem registros documentais que provem
isto?
Ficam aqui as perguntas. As respostas, precisamos buscá-las em conjunto.
Maria Cristina
Bom dia, não seria de pensar em fazer igual na FATEC de Jundiai , que no dia via rede o professor já coloca o conteúdo dado e as faltas, depois desse dia ele não pode mais colocar o conteúdo, sendo penalizado.
ResponderExcluirDaniel Rodrigo da Veiga
Cris, Acho que a melhor forma de mostrar nosso trabalho é quando os alunos falam bem,isso pode mostrar que o conteúdo de uma forma está sendo passado, mas acho que falta principalmente no técnico algo que se chama comprometimento de todos não somente de professores mas no geral.
ResponderExcluirDaniel Rodrigo da Veiga
Devemos lembrar que os nossos alunos são nossos Clientes. Oferta e demanda.
ExcluirWagner
Bom Dia,
ResponderExcluirSobre ao PTD acho que poderia ser elaborada algumas regras de como fazer mudanças que não foram colocadas em um plano, pois as vezes os professores não sabem que devem atualizar seu PTD. Por isso, acho que em uma reunião de planejamento deveria ser falado sobre isso, de como fazer quando o professor precisa modificar sua plano de trabalho.
Daniela F. B. da Veiga
Oi Daniel.
ExcluirEm todas as nossas reuniões sempre falamos a respeito das alterações nos PTDs que podem acontecer a qualquer momento do período letivo.
Mas a título de esclarecimento, vai aqui a resposta: O professor pode fazê-lo, mesmo que seja "à mão" registrando as alterações necessárias para corrigir a rota, quando percebido que os alunos não entenderam alguma base tecnológica trabalhada, e precisará uma recuperação contínua. Mas não basta só fazer esta alteração em seu plano que está guardado consigo. É necessário pedir ao coordenador pedagógico ou de área para fazer estas alterações também na documentação que está na escola.
Abs
Acredito que temos sim a obrigação de registrar tudo o que fazemos em sala de aula, hoje o que acontece é que com a desculpa da falta de tempo, perdemos primeiro a essência da necessidade do registro e em segundo acreditamos que por que somos professores não temos a obrigação de "dar satisfações do que fazemos. Imperativo uma mudança de comportamento para elevar a idéia do PLANEJAR, REALIZAR, DOCUMENTAR, ANALISAR E REPLANEJAR.
ResponderExcluirEm especial do documentar que tem sido uma falha muito grande entre nós, os mestres.
Obrigada, Edson.
ExcluirMuitas vezes o professor acredita que não é necessário realizar a documentação para os demais. No entanto esta escrita é imprescindível como forma de perpetuarmos as decisões tomadas, os resultados analisados e principalmente garantir que no futuro quando "nós" não estivermos presente pelo motivo que seja, nossa clientela esteja assegurada de que poderá rever/analisar os motivos e notas que lhe foram atribuídas.
Abs
Oi, cristina
ResponderExcluirEsqueci de escrever meu nome
Edson Ribeiro
Cris, bom dia!
ResponderExcluirConcordo sobre o fator planejamento, creio ser muito importante para o professor desenvolver todo o conteúdo proposto no componente curricular, porém uma aula com bom conteúdo e bem explicada é fundamental. Creio ser oportuno mudar a forma de registro diário, pois ao meu ver antes era mais prático.
Angelo
Angelo, específicamente quais têm sido as dificuldades no preenchimento do diário?
ExcluirPor : Cristiano Sanches
ResponderExcluirsobre o registro
desculpe mas acho que há um engano: quanto mais burocrático e trabalhoso o processo de registro, menor a adesão... deveríamos registrar para nós, para a nossa organização interna. tornando o processo trabalhoso demais ocorreu que algumas pessoas não conseguiram cumprir o que desejavam, pois sempre temos muitos compromissos escolares a cumprir (elaboração de provas, correção de provas, correção de atividades, recuperação dos alunos...) tudo comprazo apertado, então priorizamos o que é mais importante no momento, a formação do alunos...
Sem dúvida, Cristiano que o foco principal é o aluno. Mas será que a documentação dele também não é importante? Como nos sentiríamos quando, ao buscar uma documentação nossa em um local onde passamos uma boa parte de nossa vida, os mesmos dissessem: Infelizmente os responsáveis não deixaram nenhum registro sobre você. Apenas disseram que estava suficiente.
ExcluirSei que o dia a dia de um professor é muito corrido sim. Mas aí também entra a discussão por melhores salários, mais tempo para preparação de aulas e correções de atividades (que na realidade usa muito mais de nosso tempo do que o período em que estamos com os alunos). Talvez o que precisemos então seria rever estas questões. Porém, sabemos também que isto envolve uma conversa com os responsáveis pela educação num âmbito maior. A minha proposta aqui é o nosso dever em registrar o que fazemos a fim de documentar o nosso trabalho.
Por: Cristiano sanches
Excluirconcordo contigo
é isso que proponho, rever o método de registro. tenho todos os meus diários de classe prontos, me preocupo em registrar. porém, se pelo menos a folha de registro das atividades diárias estiverem já impressas, como no estorani, é mais fácil agente registrar. pode parecer ridículo, mas não consegui imprimir esse material... e não foi por negligência, entende?
Prof Junio, concordo com o professor Cristiano pois quanto mais burocrático o trabalho mais problemas surgirão principalmente para cumprir, devemos simplificar.
ExcluirBom dia
ResponderExcluirA todos desculpe pelo atraso, primeiramente quero dar os parabéns à gestão pelos novos trabalhos que estão sendo realizados. Sobre a questão de documentos como em todas organizações é essencial os registros para desenvolver novos planejamentos e execução de melhoras mas sem perder o foco no principal cliente que é os nossos alunos e que nos professores é essencial o feedback de como estão indo nossas aulas e como realizar esses registros e que não são simplesmente para apresentar para o observatório quando eles vierem e sim que são os registros de excelentes aulas propostas no dia dia.
Ricardo Elpidio
Bom dia,
ResponderExcluirO registro é fundamental em vários aspectos, no pedagógico, quando ocorre a necessidade de ausência ou substituição de um docente, o substituto sabe como está o desenvolvimento do conteúdo para poder dar sequência aos ensinamentos. No que diz respeito as disciplina, creio que se faz necessário lavrar ocorrências, já vi em reuniões o professor se queixar de determinado aluno e no diário não existir nenhum registro.
Abraços
Caro Wilson,
ExcluirVocê esta certo na sua colocação.
Obrigado pela sua participação.
Prof. Pedro
Bom dia,
ResponderExcluirO registro realmente é fundamental não só na escola nas empresas também, dentro de sala de aula quando falamos sobre gestão sempre falamos de registros e a importância das evidências. Em minha opinião o ideal é que os registros das aulas aconteçam logo ao seu término para não acumular e também para eventualmente não nos esquecermos de algo. Acredito que é uma obrigação do professor. Mas como o Cristiano citou se estes documentos (Bases Tecnológicas) se já fossem impressos pela escola com as informações que constam no PTD, facilitaria e muito, pois com todas outras atividades acabamos nos esquecendo disto.
Mariana Afarelli
Concordo com tudo já citado, é superimportante o registro, porém, acredito que deveria ser mais prático, o problema não é registrar e sim fazer todas aquelas folhas com todas as demais atividades que temos que fazer em tão pouco tempo que nos sobra, acabamos focando na elaboração das aulas e esquecemos das folhas.
ResponderExcluirOi Alessandra.
ExcluirConcordo que o tempo é pequeno, mas não podemos esquecer que o registro da aula também faz parte dela.
Cristina
ah...Bom dia a todos!!!
ResponderExcluirEu utilizo registro de todas as atividades que aplico aos meus alunos, é uma ferramente excelente que nos auxilia a melhorar como educadores. Fica mais fácil cobrar por exemplo a frequência dos alunos, pois se faltam não tem notas em suas atividades e tão pouco consegue recuperar o que tem deficiência. É uma ferramente de resguardo ao professor.
ResponderExcluirJeice
Cara Jeice,
ExcluirVocê esta corretíssima, é a única maneira de se resgardar e fazer com precisão a menção de seus alunos, e o próprio aluno percebe que o professor tem o controle total da disciplina, e nem questionam a menção por saberem que o professor esta documentado através de seus apontamentos.
Prof. Pedro
Oi Jeice. Você está certa.
ExcluirO aluno não questiona quando vê que o professor tem tudo anotado. E mesmo que ele venha a questionar, é muito simples para o professor demonstrar que o avaliou corretamente e não que apenas deu a menção sem motivo ou merecimento por parte do aluno.
Aliás, os seus apontamentos estão sempre em ordem. Parabéns.
Acredito que seria mais tranquilo,como o Professor Cristiano disse que, se pelo menos a folha de registro das atividades diárias estivessem já impressas, como no Benedito Storani.
ResponderExcluirCara Professora,
ExcluirTanto o PTD, Aula inaugural e Bases Tecnológica, são responsabilidade do professor, pois os conteúdos são desenvolvidos pelos mesmos e não pela secretaria.
Prof. Pedro
Quanto aos diários de aula, acho pouco prática a forma utilizada hoje, gosto muito da forma como a Etec Benedito Storani faz, o diário fica atrás da folha de chamada, mensalmente é recolhido e repassado ao Coordenador, este por sua vez consegue visualizar mensalmente as bases aplicadas e verifica a compatibilidade com o PTD entregue.
ResponderExcluirCaro Rodrigo,
ExcluirJá estamos estudando a possibilidade de simplificarmos este procedimento.
Prof. Pedro
Professor Junio, o PTD sei que é fundamental sua elaboração para organização do trabalho do professor no decorrer do semestre, aula inaugural para apresentar ao aluno o conteúdo que vai ser trabalhado, agora diário de classe, na minha opinião é burocrático, temos que tentar pelo menos simplificar o diário.
ResponderExcluirCaro Professor,
ExcluirEstaremos estudando esta possibilidade, mas contamos com a colaboração de todos.
Mas adianto ao professor que isto é necessário, para o documentarmos nossos procedimentos.
Prof. Pedro
Lendo tudo o que foi exposto, três aspectos que me chamam a atenção neste processo são (i) “Qual o objetivo (do plano, do registro e do controle)?” e (ii) “A quem se destina?” e (iii) “Cada componente deve ser tratado isoladamente?”
ResponderExcluirOs PTDs devem ser sinérgicos, para que o aluno saiba que as diversas áreas de conhecimento se complementam e não competem entre sí, fato que, muitas vezes, transmitimos a nossos alunos quando eles recebem a mesma “matéria” de vários professores e nos piores casos conflitantes. Isto aumenta significativamente o papel do coordenador do curso.
Além do conteúdo dos componentes, há a necessidade de uma linha pedagógica que a unidade deve adotar, pois senão acontece de um professor utilizar multimídia (não somente “filminhos”) enquanto outro baseia-se totalmente em atividades práticas (não somente (lista de exercícios) e outros ainda transmitem somente oralmente aspectos conceituais. O aluno fica sem um referencial didático. No entanto isto aumentaria significativamente o papel da direção pedagógica.
Cabe perguntar estamos preparados para elaborar um planejamento de fato voltado ao alcance do objetivo maior que é o de “formar profissionais (curso técnico) ou formar pessoas (ensino médio)”?
Quanto a atualização mencionada pelo prof. Daniel entendo que o PTD original deva permanecer inalterado, mas deve ser evidenciado as diferenças entre o planejado e o realizado, mas não necessariamente isto deve ser público, mas sim interno à equipe do curso e a equipe de direção.
Wagner Moreira
Caro Professor Wagner,
ExcluirComo comentei com o professor anônimo, que isto é necessário, para o documentarmos nossos procedimentos.
Prof. Pedro
Com relação aos registros, entendo que existem dois objetivos, (i) evidenciar a realização do planejado (e isto deve ser público) e evidenciar as ocorrências e as soluções adotadas (similar as lições aprendidas em projetos), sendo esta de acesso restrito a equipe.
ResponderExcluirNo primeiro caso basta evidenciar por meio de “check-list” com a respectiva assinatura do professor (não assumamos um papel de polícia e desconfiemos do registro dos professores). No segundo caso o professor pode fazer suas anotação particulares e apresentar isto nas reuniões pedagógicas, mas é necessário que isto traga melhorias, senão é mais uma atividade para consumir tempo.
Concordo com a necessidade, apresentada por alguns professores, quanto a demanda pela simplificação dos registros e a efetiva utilização, pois senão fica tudo para “inglês” (avaliador) ver.
Wagner Moreira
Caros Professores,
ResponderExcluirGostaria de agradecer a todos pela participação nas discussões deste fórum, os textos e os vídeos no you-tube, faz com que tenhamos uma visão mais ampla em relação ao perfil dos alunos, e nos traz momentos de reflexão na questão de como desenvolver o processo ensino-aprendizagem e abordagens que venham de encontro com a necessidade deste público, que precisa aprender a canalizar suas energias e facilidades no manuseio destas tecnologias. E desenvolver um censo critico e responsável na sua formação técnica com auxilio destes recursos. E a nós professores, só nos cabe encarar este novo desafio de auxiliá-los.
Aproveitando o comentário do Prof. Rodrigo não queremos nos conformar com esta mudança, nem tão pouco, inserir de maneira desenfreada estes procedimentos, mas, aprendermos com esta situação e ganhar a confiança de nossos alunos, o desafio maior será trabalhar este novo conceito e trazer este desafio aos professores que ainda vislumbram os métodos do passado e que não mais atraem este novo aluno, trazendo apatia, descontentamento e desinteresse.
Prof. Pedro
Quando observamos as Cinco Variáveis Básicas da Teoria Geral da Administração e as próprias teorias (velho), entende-se que o equilíbrio é fundamental (novo). O remédio em dose elevada pode matar, assim como a falta (Burocracia).
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