Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

(2a RPV - 2a Mensagem) A REUNIÃO PEDAGÓGICA


A REUNIÃO PEDAGÓGICA

 

A Reunião Pedagógica deve ser um espaço coletivo, individualizado, ou ambos?
Deve ser um espaço de reflexões ou de ações?
Um espaço onde o pedagógico prevalece, ou o administrativo?
Um espaço apressado ou vagaroso, generoso ou autoritário, burocrático ou dinâmico, de diferenças ou igualdades, de consenso ou de dissenso, de professores, de formação e cultura ou de saberes técnicos?
Que espaço é esse, afinal?
Questões que rondam as cabeças de muitos educadores pelas escolas a fora de nosso país.

Não restam dúvidas de que a escola deve ser um espaço de formação. Uma formação que amplie o compromisso de atender aos segmentos de ensino propostos, mas também atinja a formação continuada de professores.
 
Professores possuem muitas funções e responsabilidades todos os dias. Sejam estudantes, conteúdos, pais, mães, parceiros de trabalho, planejamento, avaliação, registros e tantos outros assuntos, é necessário fazer uma pausa e, com um pensar mais vagaroso, um olhar compartilhado e companheiro, poder fazer uma reflexão sobre nossas ações, e como elas atingem diretamente a equipe e o fruto de nosso trabalho.

Falar da prática em escola não é somente contar da rotina ou oferecer algumas ilustrações, é falar sobre o currículo ou proposta da escola. Nesse sentido, as reuniões pedagógicas são excelentes instrumentos de discussão. Durante as reuniões de grupo, fala-se demasiadamente das práticas, pensa-se muito no fazer, mas pouco se pensa sobre o pensar.
 
A reunião pedagógica é a cara que a escola resolveu mostrar aos professores. Nela, devem ser discutidas questões que reflitam os conteúdos e papel que a mesma desempenha para as famílias que atende. A reunião é espaço de encontro, de escuta, de trocas e de transformação. Informações que viram conhecimentos, palavras que viram documento, vivências que viram experiências, e planos que se concretizam.

As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa. Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas. É fundamental esclarecer quais são os aspectos que podem ser influenciados pelos dois campos para que se evitem discursos trocados e argumentos atravessados.
 
Devemos transformar o espaço de reunião pedagógica em, efetivamente, pedagógico, ou seja, transformador, de educação. Devemos perseguir a formação, a transformação, o grupo, a indagação e os desafios colocados por nossa profissão.
 
Sejam quais forem as caras que a sua reunião pedagógica tenha, uma coisa não se deve abrir mão: da generosidade de falar aos ouvidos daqueles que escutam as suas palavras, pois, no mínimo, o que se ganha com esses espaços é o tempo, que constrói uma cultura coletivizada de um grupo de educadores. Reunião pedagógica é espaço de implicação!
 
*Marcelo Cunha Bueno é diretor pedagógico da Escola Estilo de Aprender, em São Paulo
 
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

 
E você? O que pensa da Reunião Pedagógica?
Ela tem sido útil em nossa unidade?
Você tem participado com frequência das mesmas, interagindo com a equipe?
Possui novas sugestões para melhorias de nossas reuniões para o próximo ano?
Deixe abaixo seus comentários.
 
M.Cristina

26 comentários:

  1. Eu penso que nossas reuniões tem sido muito positivas para, conforme o texto "As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa", pois tem sido bem compostas por orientações, o que nos leva a convergir em nossas atitudes.
    Faço uma ressalva, ainda baseando-me no texto, em relação a "Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas".
    Vejo nossas RPs muito mais unilaterais e de caráter informativo/formativo do que espaços de debate e construção coletiva.Sinto falta as vezes de poder me expor e ouvir os colegas em relação a determinados assuntos que surgem como orientação por parte da gestão.
    Acho ainda que temos obtido sucesso em criar uma identidade para nossa escola, para falarmos a mesma língua. Talvez o que nos falte, sabendo que temos um norte, uma proposta, seja aparar algumas arestas que, para mim, são os problemas do dia a dia e que poderiam entrar nas pautas destas reuniões para que pudéssemos, no âmbito da coletividade, propor as melhores soluções para que fossem sanados.

    ResponderExcluir
  2. Também acho as reuniões produtivas, mas, concordo com o Guilherme quando ele diz que há a falta de exposição de nossas ideias e pensamentos em determinados assuntos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por suas participações, Guilherme e Alessandra.
    Sempre acreditei ter dado a oportunidade de todos participarem livremente em nossas reuniões mas, caso tenha falhado neste propósito, peço desculpas.
    Então... aproveitando o ensejo, podem falar aqui o que pensam e deixar suas sugestões. Caso tenham interesse em falar algo que sintam não ser o ambiente mais propício para isto, podem me enviar por e-mail seus comentários que serão aceitos da mesma forma.
    Só preciso lembrar que às vezes queremos certas "coisas" que infringem a legislação vigente e, portanto, são impossíveis de serem realizadas.
    Neste momento torna-se impossível para a gestão atender a todos os pedidos.
    Mas, aproveitem...

    ResponderExcluir
  4. Cris, as vezes a participação depende da interação com o assunto abordado. Acho que uma primeira atitude muito legal seria a possibilidade de sugerirmos assuntos das pautas das reuniões.
    Por exemplo, lembro-me de termos discutido a interdisciplinaridade. Nossa escola manja muito disso rs. Veja a feira, o simpósio, os tccs... Não me sinto necessário numa discussão dessas.
    Agora, se a pauta fosse, por exemplo, como atribuir valores sociais às aulas (nosso público alvo tem precisado) eu estaria totalmente dentro.
    Talvez abrir a possibilidade de propostas para pauta seja interessante. Já traríamos os assuntos que mais nos inquietam.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da ideia, Guilherme.
    Geralmente coleto estas informações nas reuniões de Coordenadores. Mas fica aqui sua sugestão... e será acatada, sim! Se quiser, pode começar a me enviar as sugestões para as próximas reuniões... inclusive gostei da que vc deixou acima.
    O tema para a reunião de hoje foi, como disse, sugerido na última reunião de coordenação. Temos recebido diversas reclamações de alunos, pais e até professores que tem questionado a postura de alguns professores diante das classes, professores que tem cobrado uma atitude dos alunos mas que não tem sido exemplo no mesmo quesito... enfim, por este motivo colocamos esta pauta hoje... mas nas próximas, com certeza, poderemos fazer diferente! Obrigada por sua participação!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, creio que não há dúvida da importância da Reunião Pedagógica, a sua eficácia muitas vezes pode não se evidenciar da maneira que muitos gostariam. Na função de coordenador acompanho a presença dos professores de Administração nas reuniões, nem sempre há uma participação maciça. O número reduzido de participantes pode influenciar na diretamente na propositura de pautas, fazendo assim, a reunião parecer apenas formativa/informativa.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Compartilho com o Professor Guilherme, acho interessante sim abordar alguns temas na 2ª parte da reunião pedagógica, mas como diz o Professor Wilson, sem a participação da maioria, fica dificil. Acredito que para as próxima reuniões, se possível for, uma parte do tempo ser escolhido o tema em um consenso, e até a probabilidade do professor realizar a mesma. Estou neste exato momento, na Reunião Pedagógica da ETEC JARAGUÁ, onde, os temas abordados estão sendo conduzidos pelos professores (Plano de Carreira e Projeto Beneficente do Bairro), e está sendo legal. Poderíamos até fazer uma experiência na ETEC GINO começando pelo professor Guilherme, sugestivo?

    ResponderExcluir
  9. Caro Guilherme, acho pertinente a sua colocação no meu entendimento, vejo a reunião pedagógica, um espaço onde o professor pode colocar suas ideias para uma discussão coletiva e aprimorá-las de forma a formatar com os ideais do projeto político pedagógico da unidade escolar, este projeto é exatamente a cara da escola, e na reunião pedagógica que será possível moldar e implementar este projeto com a participação do corpo docente e administrativo da escola.

    ResponderExcluir
  10. Acho a ideia do Guilherme muito boa, mas tem que trazer os professores a gostar de participar das reuniões, participo das reuniões desde a primeira em 2008 só vejo esvaziando as participações por vários motivos. Espero que os professores tenham mais vontade de ajudar a escola. Já passaram vários professores na unidade cada um com um jeito, cada um com criticas mas uma coisa temos que ter, a reunião é um momento pra cada um ver o que precisa para melhorar na sua parte pedagógica e o que escola precisa melhorar também na parte pedagógica sendo que as criticas ou divergências deverão ser resolvidas na escola e não comentar ou criticar depois fora da reunião mesmo que seja nos corredores da escola ou pior em outra unidade. Sempre participei e sempre irei participar porque amo essa unidade e sempre amarei.

    Daniel

    ResponderExcluir
  11. Cris, acho que as reuniões deveriam ser feitos pelos professores e divididos em áreas, cada coordenador junto com os professores deveriam fazer as reuniões.
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, as reuniões de coordenação em geral são realizadas assim, a grande dificuldade é quando o professor atua em mais de um curso, ex: logística/segurança/administração, em que grupo ele iria participar?

      Excluir
  12. Concordo com tudo e como vejo a participação nas reuniões e fundamental porque e um momento onde conseguimos nos juntar para sim ter um unico propósito e aprender mais e ter novas idéias

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, bom dia !!!

    Acho que quando participo das reuniões é de bom proveito, mas como sabem ministro aulas em outra instituição, só acho que tudo que se discute e que se resolve não deveria fica só no "vamos fazer" e nada acontece, não generalizo, mas às vezes vamos nos acomodando entramos na zona de conforto e aí, ficamos com pendências, mas, aprovo sim as reuniões...

    ResponderExcluir
  14. Em minha opinião reunião pedagógica seria muito mais válida, se todos os professores participassem, pois como iremos atingir um objetivo comum sem a união de todos? E com certeza a divisão por área contaria muito, e no caso o professor participaria daquela área onde ele tiver maior número de aulas.
    Daniela

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o Jamanta. As reuniões podem ser mais produtivas, sair do vamos fazer e façamos acontecer. Aprovo as reuniões.
    Renato.

    ResponderExcluir
  16. Cristiano

    é inegável que nós docentes devemos ter um espaço de reflexão filosófica sobre nossa prática, pensar no que estamos fazendo, para onde queremos ir com o nosso projeto político pedagógico, não como com documento burocrático que a escola deve preencher, mas como direcionamento de nossa prática no sentido de melhoria da qualidade de nosso trabalho... creio que precisamos de mais objetividade: nossa meta é "essa", desejamos atingi-la por "tal" motivo, os esforços que cada um de nós deve despender são "tais", tivemos sucesso ou não?

    ResponderExcluir
  17. Desafio um professor a postar aqui OBJETIVAMENTE em que aspecto as reuniões pedagógicas contribuem para seu progresso e da escola. Defendo reuniões como esta, só assim podemos debater. Não há uma direção tão aberta como a que nós temos, todos têm acesso à direção e podem falar livremente. Sou testemunha disso. Nas reuniões pedagógicas quem quer falar fala. Só não fala quem não quer ou quem não está presente. Ocorre que se discutirmos tudo a reunião não acaba, não há tempo para o debate. Daí então ser melhor este formato de reunião. Aqui podemos escrever sem nos preocuparmos com o tempo.
    Márcio Sartori

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião a reunião pedagógica é muito importante, ela acontece até mesmo no decorrer dos intervalos quando o grupo de professores esta reunido e direcionando o trabalho pedagógico. Eu acredito que este e um dos momentos mais produtivos do que a própria reunião, pois sempre ocorre falta de professores dificultando a tomada de decisões, gosto das coisas práticas reflexão/ação. Quando muito se fala pouco se faz.
    Adriana.

    ResponderExcluir
  19. Acredito que a reunião pedagógica é um momento importante para refletirmos sobre as nossas ações, mas como Adriana cita existe muito falta de professores o que impossibilita o desenvolvimento de um trabalho efetivo, talvez devêssemos buscar outros momentos em que os professores já estão na escola reunidos para tratarmos de alguns assuntos mais relevantes.

    Mariana.

    ResponderExcluir
  20. Estou certa de que as reuniões pedagógicas são importantes e necessárias. A interação entre os docentes faz com nossa Etec caminhe de forma mais unificada.
    Mas, também concordo com Adriana que disse que até mesmo nos nossos intervalos redirecionamos nossos trabalho pedagógico.
    Marilu

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Pessoal,

    Realmente a Reunião pedagógica é muito importante, conforme o próprio texto diz:
    'Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas..."

    Mas isso precisamos da participação de todos os educadores nas reuniões, para que juntos possamos construir um ambiente escolar melhor para todos, creio que o método utilizado nesse mês, de ser realizado através do blog é algo muito bem vindo, já que não prende o educador em uma horário especifico, devido ao fato de muitos darem aulas em outras escolas como o Professor Reinaldo.

    Creio até que as reuniões de área, poderiam ser feitos dessa forma, devido a muitos professores que dão aula de logística, darem aula para outros cursos, obrigando assim o professor escolher para onde ele vai....

    Concordo Também com as sugestões da Cecilia e do Guilherme.

    Obs: é claro que o meio digital é muito bom e prático para resolver os assuntos, mas isso não tira a necessidade de realizarmos as reuniões na escola.

    ResponderExcluir
  23. As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa. Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões pedagógicas.

    Devemos transformar o espaço de reunião pedagógica em, efetivamente, pedagógico, ou seja, transformador, de educação. Devemos perseguir a formação, a transformação, o grupo, a indagação e os desafios colocados por nossa profissão.

    Sejam quais forem as caras que uma reunião pedagógica tenha, uma coisa não se deve abrir mão: da generosidade de falar aos ouvidos daqueles que escutam, para construir uma cultura coletivizada de um grupo de educadores. Junio Benites

    ResponderExcluir
  24. As reuniões pedagógicas são importantes, pois servem para avaliarmos todo o processo pedagógico, é a oportunidade de trocarmos experiências e melhorarmos nossa didática. Sempre com nossos gestores tendo algo novo a acrescentar.
    Não podemos ficar apenas ouvindo e não debatermos e darmos sugestões e acima de tudo esquecer o propósito primário desta reunião. PEDAGÓGICO.....
    Nossas reunião deveríam ter mais foco neste aspecto.

    Jeice G. de S. Oliveira

    ResponderExcluir