Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

(2a RPV - 5a Mensagem) Metas para o próximo ano letivo: o que irá se repetir e o que será renovado?


Com a chegada do próximo ano letivo, algumas metas a serem adotadas são imprescindíveis, cujo objetivo é rever acerca do que irá se repetir e o que será renovado.
 
Mais um ano letivo se finda e com ele se findam também algumas situações conflitantes, aqueles obstáculos enfrentados, porém superados, o cansaço, já não falando de tantos outros aspectos, quase impossíveis de não serem ativados na insistente memória de cada um dos educadores que lutam, esforçam, batalham durante uma jornada inteira para que, ao final, ao tão esperado final, todos se deem conta do dever cumprido e se conscientizem de que realmente mais um ano se cumpriu.  Tais aspectos corroboram, alertam e sinalizam para aquela parada obrigatória, por sinal, não tão longa quanto deveria, mas não deixa de ser uma parada. Trata-se de um espaço de tempo em que o educador, provavelmente, sentir-se-á que estará fechado(a) para balanço, mas, analisando cuidadosamente, é tempo também de recapitular acerca do que foi e planejar acerca do que virá no próximo ano, sem dúvida.

Sob essa perspectiva, um dos procedimentos primeiros é fazer uma faxina em armários, gavetas, tanto da escola quanto de casa, mas não se esquecendo de que essa limpeza, em termos metafóricos, deve ser realizada no que diz respeito às ações realizadas durante o ano que se finda. Dessa forma, nada de ficar remoendo o que passou, martirizando-se diante das possíveis frustrações, haja vista que em nada resultará essa tomada de atitude. É tempo sim de renovar os planos, de repensar algumas propostas, de propor novos projetos, de investir sempre mais e melhor nos procedimentos didáticos a serem adotados no próximo ano, enfim, é época de pensar positivo e acreditar que aquilo que, porventura, não dera certo, no ano vindouro irá se concretizar. Nesse sentido, caro(a) educador(a), imbuídos no propósito de motivá-lo(a) a fazer com que repense algumas práticas e, consequentemente, parta para alçar novos voos rumo à realização de novos projetos, ao encontro da satisfação de todos os anseios profissionais, propomo-nos a discutir, conscientes de estarmos juntos nessa empreitada, ou seja, contando com seu aval, alguns posicionamentos, uma vez aqui elencados e passíveis de serem concebidos como bons frutos. Ei-los, portanto:
 
* Em algum momento, por um motivo ou outro, suas aulas, em vez de despertar interesse nos aprendizes, conduziram-nos ao cansaço e à falta de motivação? Pois é chegado o momento de rever sua postura didática e aprimorar, inovar as técnicas pelas quais deseja obter o feedback mediante a ministração deste ou daquele conteúdo;
 
* Houve momentos em que detectou que a monotonia pareceu tomar conta do ambiente? Provavelmente a mudança está na sua própria conduta, haja vista que uma boa dose de humor apimente o interesse, tão importante quanto necessário. Para tanto, assim que perceber algumas cabecinhas caídas, umas para um lado, outras para o outro, é mais do que chegado o momento de as dinâmicas, bem como outras estratégias entrarem em ação;
 
* Refletir acerca de como foi a interação que se estabeleceu com os demais colegas de profissão resulta num bom procedimento, pois assim aqueles projetos interdisciplinares, os quais insistem em não cessar, tendem a se tornar ainda mais promissores;
 
* Estabelecer estratégias para o próximo ano, tendo em vista os resultados obtidos mediante o que foi realizado no ano anterior é sempre uma atitude bem-vinda. Dessa forma, alguns questionamentos tendem a ser preponderantes, tais como: O que vale a pena repetir? O que poderia ser feito para algo se tornar diferente e mais rentável em termos de aprendizado? Quais as prioridades a serem estabelecidas para a próxima jornada? O que aprendi com tudo aquilo que realizei? Enfim, essas e outras reflexões fazem parte desse momento de retrospectiva pedagógica, digamos assim;
 
*Estabelecer comparações entre a turma x e a turma y também reluz como uma alternativa viável, haja vista que o fator motivador pode estar nas próprias abordagens, as quais podem variar de classe para classe.
 
Em face dessas e outras elucidações, algumas aqui nem elencadas, você, estimado(a) educador(a), estará sujeito a alguns questionamentos e, indubitavelmente, colocar-se-á a serviço de novos projetos, de novos pensares, sempre tendo a certeza de que novas realizações, ao final de tudo, poderão realmente se tornarem concretas.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
FONTE: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/metas-para-proximo-ano-letivo-que-ira-se-repetir-que-sera-renovado.htm

Para refletir:
1) Faça um balanço de suas atividades este ano. Você conseguiu atingir todos os objetivos propostos no início do ano letivo? Deixou de cumprir alguns? O que e como poderia melhorá-los?
2) Faça um balanço dos problemas que enfrentou e que te impediram de atingir seus objetivos que não dependeram de você. A gestão escolar precisa ser melhorada? Quais sugestões você daria para que estes problemas não acontecessem novamente?
3) Que metas você traçaria para que o próximo ano possa ser mais produtivo que este?
4) Que metas você sugere para a gestão?
5) O que você espera da Etec Gino Rezaghi para os próximos 5 anos? Onde estaremos? E o que precisamos fazer para chegar lá?
6) Você conhece o Plano Plurianual de Gestão de sua unidade de ensino? Este é um momento para você colocar aqui suas sugestões que farão parte do próximo PPG (2014-2018).

25 comentários:

  1. O texto está muito claro e bem colocado o que acontece realmente na educação. Estamos esgotados, sem dúvidas, porque estamos diante de várias "energias" e experiências de vida, entre alunos e professores, mas é sadio, porque aprendemos muito com isso. Na verdade, o meu compromisso eu cumpri, mas não foi da maneira que eu gostaria, mas consegui identificar o "caminho crítico", e vou me planejar melhor para superá-lo. A gestão escolar sempre precisa ser melhorada, porque, ela depende de todo o grupo, por isso, é preciso ter cada vez mais união na comunidade escolar. A ETEC GINO, na minha opinião, está entre as melhores ETEC's que eu conheço, isso eu não posso negar, até porque, eu gostaria muito estar me dedicando mais a ela, mas por enquanto eu não consigo, e este parabéns vai para a MARIA CRISTINA que conduz muito bem na medida do possível. Eu espero para a ETEC GINO daqui uns 5 anos, um ambiente maior, com estrutura para mais cursos. Não conheço o PPG porque ainda não tive tempo de ler, mas sei que está disponível para quando precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília? Acredito que seja você neste post. É isto?

      Excluir
  2. Ainda não parei para fazer um balanço anual, mas já julgo que tive um ano de realizações, muitos obstáculos não tenham dúvidas, mas já superados, novas ideias surgem para o nosso próximo semestre letivo, espero colaborar com a escola e contar com a colaboração de todos.

    ResponderExcluir
  3. O Projeto Político Pedagógico de uma unidade é o que mostra a cara da unidade escolar. Cabe salientar que as propostas listadas como:
    As propostas de trabalho;
    A forma de ação que foram desenvolvidas ao longo do período letivo;
    O papel pedagógico na condução do desenvolvimento das atividades docentes dentro e fora de sala de aula;
    E muitos dos planos que traçados para este ano (2013), aconteceram, de forma bem sucedidas e para isto houve a participação de boa parte do corpo docente, quero agradecer a todos por suas atuações dentro de cada contexto vivenciado na nossa unidade. Não podemos esquecer que temos muitos desafios pela frente para tornar nossa unidade uma referência no município, e as experiências vivenciadas nos ajudarão a superar as dificuldades que teremos, porém exigira de todos nós, direção, docentes e administrativos mais dedicação.

    ResponderExcluir
  4. Como o professor Wilson comentou, temos tempo para realizar este balanço, enviei aos coordenadores e professores que listaram seus projetos no PPG um modelo para elaborarem um relatório de finalização dos projetos, para verificarmos os resultados obtidos e divulgarmos à comunidade escolar e apartir daí colhermos novas ideias para elaboração do nosso PPP do próximo ano.

    ResponderExcluir
  5. Ja fiz meu balanço do ano e acredito ter conseguido atingir meus objetivos com relação as aulas, consegui esta ano fazer uma prática que pretendia ter feito no passado, para o próximo ano acredito conseguir também realizar tudo o que esta programado..da ETEC espero da qui a cinco anos ter mais estrutura fisica para o curso

    ResponderExcluir
  6. Ja fiz meu balanço graças a Deus consegui alcançar minhas metas.
    Desenvolvi todas minhas atividades. realizei varias atividades com todos os meus alunos tanto do 1 ano , 2 ano e 3 ano.
    montamos treinamentos que cada turma pode aplicar e passar pra todos os alunos em sala de aula.

    ResponderExcluir
  7. Fiz um balanço e me sente que faltou alguma coisa para atingir o objetivo final o espaço fisico e falta de materiais foi um dos pontos mas com tudo vi que aqui visam o melhor para os alunos e 2014 vamos superar esses problemas senti um pouco de difuculdade com a parte administrativa e vi que em algumas pessoas ainda faltam humanidade e bom senso mas admiro muito a diretora diretoraela e uma pessoa de muita dedicação .
    E o ano encerra com chave de ouro

    ResponderExcluir
  8. Para mim tudo será renovado!!!Material para os alunos, exercícios. Quero mudar a laboratório o jeito de usar, devemos ter mais controle das máquinas, espero que isso seja feito já em janeiro. Sobre prédio novo acho que isso é algo quase impossível, devemos organizar melhor principalmente pro ano que vem. Se vier prédio novo somente daqui 7 anos, sabemos que passamos por muitas dificuldades mas hoje temos menos pela sua competência de coordenar a escola.
    Uma coisa que a Cecilia comentou sobre a etec ser umas das melhores, concordo com ela mas acho que nossos professores devemos parar que comparar nossa unidade com as outras, isso deixa nossos alunos com vontade de pedir transferência de escola, isso já foi comentado com a Cris. Nossos alunos são ótimos inteligentes, conheço varias unidades mas a nossa e maravilhosa, sou apaixonado pela nossa unidade.

    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Agora testado. O professor que deixa para fazer seu balanço no final do ano corre um grande risco. O balanço deve ser diário. Ao fim de cada aula que damos já podemos avaliar se a aula foi boa ou não. No mínimo uma prova mensal ou uma atividade valendo nota nos dirá se estamos no caminho certo ou não. Caso contrário, não podemos nos dar ao luxo de esperar o ano letivo acabar, temos que promover mudanças já para próxima aula. Não é por acaso que ocupamos parte de nossos finais de semana preparando aula. Não é por acaso que nossa literatura durante o ano letivo baseia-se em livros didáticos e paradidáticos. O PTD é tão somente uma bússola, aponta o caminho que devemos obrigatoriamente seguir, mas como faremos esse caminho depende do perfil dos alunos, do tempo disponível, das mudanças que acontecem na sociedade e elas têm acontecido muito depressa. Até por isso aquele expediente de fazer uma apostila e reeditá-la ano após ano tende a não dar certo. O final do ano serve para preencher a papelada ainda pendente, no meu caso isso raramente ocorre, acho importantíssimo um diário bem preenchido, um ptd entregue na data... Serve também para limparmos no sentido literal nossos armários, aproveito e peço à direção que libere os novos armários colocados na sala dos professores, já que ocupam um grande espaço.
      Márcio Sartori

      Excluir
  10. Não consegui atingir os meus objetivos por completo, ou melhor, desde o final do 2º semestre eu já sabia que isso não aconteceria, pois dependia e muito de outras pessoas e instituições, para esse próximo ano resolvi que vou focar em uma instituição, Gino Rezaghi, e caso não consiga meu objetivo por completo, aí sim buscarei outros lugares, pois tenho um carinho muitíssimo especial por esta unidade, espero que daqui a 5 anos a Etec Gino Rezaghi seja reconhecida por todos e que todos possam ter o orgulho de dizer que estudaram ou ministraram aulas na mesma e que venham as empresas buscar profissionais aqui. Para a gestão só peço rigidez na decisões como vem acontecendo, com isso a Etec só tende crescer.

    ResponderExcluir
  11. Creio que na verdade o foco na prática pedagógica possibilita investigar o saber/fazer do professor em sua experiência cotidiana de sala de aula, assim possibilitando o processo ensino/aprendizagem, permeado pelas divergências sociais, visando a analise e compreensão da prática pedagógica e por que ela acontece.
    Para cumprir o nosso famoso PTD( Plano de Trabalho Docente) devemos nos aplicar na retomada de conteúdos que os alunos já deveriam saber e isso sempre dificulta um pouco o nosso prazo para cumpri-lo, pois os níveis de aprendizagem em uma sala é diferenciado e a “culpa” sempre é do professor , mas me questiono até que ponto um aluno demonstra interesse em buscar conhecimentos fora ? Até ode ele iria para subsidiar novas fontes de pesquisa?
    Questionamentos são levantados a todo o momento e acerca do que nos foi solicitado minha pequena reflexão/balanço é que percebo que o maior desafio da educação é a qualidade do ensino na educação básica, pois enfrentei com os alunos situações de quem não sabiam nada a respeito da matéria e quando questionados o motivo era culpa do professor que não ensinou nada, que não passou nem um tipo de conhecimento. Trabalhamos em equipe e precisamos um do outro sempre.
    Como metas para o próximo ano pretendo estar mais tempo na unidade e dar mais apoio e “atenção” aos alunos. E espero que os próximos 5 anos sejam de mais trabalho e novos desafios com a colaboração de toda a equipe.

    ResponderExcluir
  12. Esse ano foi atingido nossos objetivos com as turmas, agora o ano que vem será tudo novo, tudo renovado!!! É importante sempre darmos essa renovada para nós professores e para nossos alunos, principalmente na área de informática onde sempre temos que estar atualizados.
    Daniela

    ResponderExcluir
  13. Acredito que atingimos nossos objetivos. Projeto para o próximo ano muitas inovações para as turmas da Segurança do Trabalho. Inovar é preciso, sempre.
    Renato

    ResponderExcluir
  14. Cristiano
    1) Faça um balanço de suas atividades este ano. Você conseguiu atingir todos os objetivos propostos no início do ano letivo?
    Não
    Deixou de cumprir alguns?
    Muitos
    O que e como poderia melhorá-los?
    Com mais tempo de planejamento seria possível melhorar a maioria deles.

    2) Faça um balanço dos problemas que enfrentou e que te impediram de atingir seus objetivos que não dependeram de você. A gestão escolar precisa ser melhorada? Quais sugestões você daria para que estes problemas não acontecessem novamente?
    a união da equipe deve ser fortalecida, esse o primeiro ponto.

    3) Que metas você traçaria para que o próximo ano possa ser mais produtivo que este?
    melhorar meu planejamento, como já citei
    auxiliar a melhorar a formação da pessoa de nosso aluno de maneira um pouco mais sistemática.

    4) Que metas você sugere para a gestão?
    citado acima

    5) O que você espera da Etec Gino Rezaghi para os próximos 5 anos?
    mais alunos nas universidades públicas, menos problemas com drogas na escola



    ResponderExcluir
  15. Adriana
    Atingi as minhas metas no decorrer deste ano, tanto profissional como pessoal. As maiores dificuldades encontradas foram o descompromisso de alguns alunos, principalmente no aspecto estudo diário.
    Para os próximos anos espero, ter uma escola com mais estrutura, e aplicando penalidades mais severas para os alunos que não cumprirem as regras.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que consegui atingir a maioria dos objetivos que foram propostos, apesar da pequena quantidade de aulas de espanhol que fazem parte da grade curricular da escola. Espero que com o tempo o espanhol possa ser mais valorizado, principalmente por parte das grandes autoridades.
    Alejandra

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!

    Eu ainda não parei para fazer balanço completo de como foi o meu ano, mas com os resultados alcançados acredito que boa parte dos meus objetivos foram alcançados.

    Espero para os próximos eu consiga realizar novos projetos didáticos envolvendo os alunos e professores do curso de segurança do trabalho.

    Em relação a ETEC para os próximos anos acredito que devemos trabalhar para tentar diminuir as faltas de professores, pois como coordenadores muitas veze não conseguimos desenvolver projetos e atividades extras para o aprimoramento dos nossos alunos devido a necessidade de estar em sala de aula cobrindo estas faltas.

    E ainda pensar em formas de como melhorar o comprometimento de alguns quanto as nossas metas e objetivos.

    Mariana.

    ResponderExcluir
  18. Conforme determinado no Projeto Político-Pedagógico da escola, o ato pedagógico é um ato político, pois depende da coletividade que atua no espaço escolar e tem como premissa formar um cidadão a partir da intervenção direta dos docentes, que orientam os alunos para viver em sociedade. A fim de concretizar essa intervenção de forma sistematizada, foi feito uso da interdisciplinaridade didático-pedagógica que focaliza o aluno no centro do processo educacional. O perfil de aluno egresso construído pela comunidade escolar sugere que esse cidadão deverá ser crítico, participativo e autônomo e, para tanto, necessitará de um professor que exercite uma nova forma de desenvolver a criticidade em relação aos conteúdos que utiliza, participando ativamente da elaboração dos projetos que se destinam a implementar a proposta maior da escola. O que modificou efetivamente a realidade escolar foi o processo de implementação dos projetos, observáveis pela adesão total de toda a comunidade escolar (equipe diretiva, alunos, pais, professores, e funcionários). Todos estão imbuídos do propósito de ver uma utopia se realizando e isso não finda num ano letivo, pois há uma reconstrução constante através de novos projetos, a partir das necessidades que vão surgindo. O processo não é fácil, por esses motivos precisamos pensar e repensar muitas coisas, promovendo assim um processo e renovação. Junio Benites.

    ResponderExcluir
  19. Ser professor é manter a prática constante do aperfeiçoamento, não somente se programar para os próximos semestres mas todos os dias em cada aula, com o surgimento de uma nova dúvida e assim, procurar fazer o melhor todo o tempo.

    Renan Lopes

    ResponderExcluir
  20. Muitas a insatisfação por não ter conseguido atingir as metas como esperadas nos leva a redirecionar o trabalho do ano letivo seguinte, ou seja, a busca por melhorias nos faz repensar as ações .
    Sem uma autocrítica nosso trabalho acaba sendo uma repetição de erros antigos e recaindo em práticas pedagógicas obsoletas .
    A troca de experiências entre pares deveria ser mais efetiva , pois acredito que isso agrega mais conhecimento para todos.
    Marilu

    ResponderExcluir
  21. Cris, fazendo um balanço rápido desse ano, atingi em partes os objetivos propostos,
    - As visitas técnicas programadas para uma vez a cada semestre para as turmas de Logística, acabei não realizando no 2º semestre.
    - Abaixar o índice de evasão também pelo visto não foi possível.
    - Mas o que me deixa muito contente, foi a equipe formanda de Logística principalmente agora no 2º sem de 2013, só tenho elogios, para esses professores que desempenharam muito bem suas atividades esse ano, meu muito obrigado a todos.
    -E uma surpresa que surgiu esse ano foi a classificação dos três grupos de alunos (Médio integrado, Segurança e Logística) no Inova Paula Souza, onde competiram com as ETECS e FATECs do estado inteiro. Parabéns a esses alunos.
    -Em questão da coordenação, peço desculpas aos professores, que percebo que eu acabei me ausentando um pouco, não realizando efetivamente o meu cargo, dando um apoio melhor para vocês.

    ResponderExcluir
  22. No geral, consegui alcançar muitas metas nesse ano de 2013. Acredito que deixei a desejar em algumas matérias, pois nem sempre podemos atribuir as matérias que temos mais conhecimento, mais facilidade... Quando se leciona uma matéria nova, sempre há falhas, as quais vamos sanando com conforme vamos lecionando novamente o mesmo componente. Também deixei de participar de vários eventos na escola, como fazia em outros anos, sei que foi por motivos profissionais, mas, sempre gostei de estar envolvida nesses eventos desde a abertura da ETEC.

    ResponderExcluir