Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

(2a RPV - 4a Mensagem) Formação continuada: a atualização do professor


Uma das exigências do século XXI para o professor é a formação permanente. Um profissional da educação que se preocupa em estar sempre se atualizando, com certeza está de acordo com os padrões estipulados para este novo método de ensino.
 
Um bom educador é aquele que se preocupa em refletir com seus alunos uma determinada matéria e não apenas ensinar ou transmitir conteúdos. Para isso ele precisa estar bem informado, conhecer práticas pedagógicas contextualizadas, instrumentos para um trabalho eficaz, aplicar metodologias diversificadas.
 
Infelizmente existem empecilhos na vida do professor que dificultam este preparo: o cansaço gerado pela longa jornada de trabalho, ou seja, a falta de tempo muitas vezes impede uma busca pela melhora da prática docente.
 
Mas em meio a tantas dificuldades é importante que o educador encontre meios para se atualizar. De que forma pode ser feita a formação permanente do educador?
 
Ciclos de palestra, seminários, simpósios, cursos de pós-graduação, eventos culturais, MBA, mestrado, extensão, entre outros. Em um mercado onde a competição é cada vez mais acirrada, os cursos de especialização estão se tornando quase obrigatórios nos currículos dos profissionais.
 
Os cursos de especialização fornecem ainda uma forma diferente de "enxergar" determinadas questões organizacionais, antes despercebidas. A contribuição importante desses cursos é a troca de conhecimentos práticos em sala de aula, onde cada um tem a oportunidade de apresentar suas experiências vividas, de acordo com o assunto abordado.
 
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
FONTE: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/formacao-continuada-atualizacao-professor.htm

Para refletir:
1) Você procura se atualizar em sua área para oferecer aos seus alunos o que tem de melhor?
2) Que métodos tem usado para obter esta formação continuada?
3) Caso sua unidade de ensino oferecesse momentos para ampliar a sua formação como grupos de estudo e outros cursos, você teria interesse em participar? Como, onde e quando?
4) Deixe suas sugestões de grupos de formação continuada que gostaria de participar no próximo ano.
5) Você sabia que o Centro Paula Souza já abriu inscrições para o Programa  Especial de Formação Pedagógica? (Para professores que não possuem licenciatura).
http://www.cpscetec.com.br/posacademica/manifestacao/index.php?id=Login10

20 comentários:

  1. Sim, costumo me atualizar. Porém como disse anteriormente, prefiro atualizações dos conteúdos que mais gosto.
    Além de ler muito a respeito, procurar noticias relativo as empresas, e como está o cenário atual, também tenho feito algumas capacitações tanto no Paula Souza, quanto em outras instituições.
    Tenho optado por alguns cursos on line pela flexibilidade que eles oferecem, apesar de exigirem muito mais concentração do que o presencial.
    Quanto ao programa de formação especial, eu fiz minha inscrição logo no primeiro dia.

    ResponderExcluir
  2. E aí pessoal? Mais comentários? Alguém teria sugestões de cursos para compartilharmos o aprendizado na Etec?

    ResponderExcluir
  3. Tenho feito alguns curso do Centro Paula Souza e assim com a Alessandra optado pelos cursos EAD em razão da flexibilidade de horários, destes destaco: FGV on line, SEBRAE, e ESAF.

    ResponderExcluir
  4. Na minha área eu sou obrigada a me atualizar devido aos avanços tecnológicos no mundo. Para que eu possa orientar os meus alunos, é imprescindível estar capacitada nos assuntos/informações mais recentes e comentada na mídia, diante disto, vai ser uma vida inteira se dedicando enquanto eu quiser ser PROFESSORA, e isso é uma opção. Quanto a formação especial, eu fiz na última turma, foi muito árduo para mim, porque, fiz na FATEC em SÃO BERNARDO DO CAMPO, porém, valeu a pena porque estou licenciada e este benefício não está somente valendo dentro do CPS, as particulares também estão de olho.

    ResponderExcluir
  5. A capacitação continuada é obrigação dos profissionais que estão no mercado, pois se o mesmo não se atualizar este será descartado, na educação, é caracterizado como professor alienado, aquele que fica nos conhecimentos obtido na sua primeira formação acadêmica sem se preocupar com o desenvolvimento tecnológico que estão ocorrendo de forma continua. Cabe ao professor a buscar seu aperfeiçoamento, através da atualização e acompanhamento dos novos processos, o quê consequentemente o auxiliará em novas abordagens em sala de aula, o que promoverá uma nova dinâmica no desenvolvimento de seu conteúdo programático. Com isto evitará um retrocesso no processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. No meu entendimento, vejo que o profissional atualizado, tem mais segurança e autoconfiança na abordagem de seus conteúdos, o que os alunos conseguem identificar e dão mais credibilidade e retorno com comentários e uma discussão saudável o que enriquece a aula do professor.

    ResponderExcluir
  7. A capacitação tem que ser semanal dependendo da área que leciona. Eu tento me capacitar não com curso mas sim lendo e desenvolvendo projetos dentro ou fora da escola, assim eu consigo me capacitar.

    Daniel

    ResponderExcluir
  8. A capacitação e parte essencial para formação do professor fazendo com que encontramos novos recursos e pensamentos atualizados

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não tenho feito cursos como deveria, mas algumas ferramentas que eu uso para ser estar sempre atualizado é ser leitor on-line de algumas revistas e sites na minha área, tais como Revista Tecnologística. Na Boléia , Logística Descomplicada, Sebrae e outros.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza sempre devemos nos atualizar, como disse na área de informática é muito importante essa atualização, além disso, procuro fazer sempre cursos online, leituras e logo, logo a minha licenciatura.
    Daniela

    ResponderExcluir
  11. Não tenho feito cursos devido ao tempo restrito. Conciliar as aulas com a empresa, foi uma tarefa complicada neste ano. Mas não posso só lamentar e não correr atrás. Estou vislumbrando fazer alguma capacitação para o próximo ano, online de preferência.
    Renato

    ResponderExcluir
  12. Cristiano

    devemos ter cuidado com essa exigência...
    quantidade não significa qualidade... no momento paira uma certa "obrigação" que vejo de forma negativa... quantos professores estão fazendo um curso ou capacitação somente por fazer?
    é inquestionável que novos conhecimento melhoram a nossa prática, mas uma pessoa que não está em formação pode estar refletindo sobre sua formação anterior, fortalecendo seu conhecimento e testando suas teorias, apesar de não estar cursando algo novo...
    ação/ reflexão/ ação, assim deve ser a prática pedagógica e também a foemação do profissional.

    ResponderExcluir
  13. Adriana
    Não tenho feito tanto cursos, devido o tempo restrito.
    Mas durante as aulas procuro colocar em prática o meu profissionalismo, e as experiências positivas adquiridas em sala de aula, para garantir o sucesso do ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. Como sempre o comentário do professor Cristiano é muito lúcido e o comentário da Adriana como sempre certeiro. Nada nos qualifica mais do que as experiências em sala de aula, os alunos são nossos melhores professores. A quantidade de cursos, de fato, não representa qualidade.
    É um sem número de certificados que visam apenas a pontuação e não a qualificação. O ideal seria que o CPS fizesse parcerias com instituições sérias e oferecesse cursos separados por disciplinas e região. Já participei, por exemplo, de cursos no CPS com professores da UNICAMP sobre redação. Foi excelente. Mas devido a falta de tempo e a dificuldade de ir até SP durante a semana, por que não oferecer as capacitações por região. Cajamar, Jundiaí, Campo Limpo, Franco da Rocha, Francisco Morato poderíamos nos reunir em uma dessas sedes com mais facilidade e menos trânsito.
    Márcio Sartori

    ResponderExcluir
  15. Como além de dar aula atuo dentro de empresa é comum a participação de cursos, palestras e projetos relacionados aos temas das minhas disciplinas e isto contribui para uma atualização constante a conteúdos relevantes para as minhas aulas.

    Eu procuro sempre levar para dentro sala de aula exemplos práticos do dia a dia do profissional técnico dentro de uma empresa e ainda valorizar a experiencia que muitos alunos trazem.

    Já participei da formação pedagógica oferecida pelo Centro Paula Souza e foi uma troca de experiencia muito enriquecedora, para os professores que são profissionais do mercado de trabalho pode contribuir para o seu desenvolvimento pedagógico.

    Mariana

    ResponderExcluir
  16. Não é fácil participar de cursos, palestras pois temos uma vida muito corrida, de uma escola para outra. Eu como educador procuro estar sempre me atualizando com cursos de extensão. Para o próximo ano estou planejando fazer licenciatura em Artes. Junio.

    ResponderExcluir
  17. Na minha área que é inglês, procuro me atualizar a medida que algumas solicitações feitas pelos alunos se tornam freqüentes . Isso se dá através músicas, games etc que fazem parte do cotidiano deles.
    Gostaria de poder ter mais convivência com essa realidade que os cerca e poder inserir " esse inglês" em minhas aulas. Faço possível, mas tempo é limitado.
    Muitas vezes minha frustração , por conta disso, me deixa muito insatisfeita.
    Marilu

    ResponderExcluir
  18. O professor tem a obrigação de manter-se atualizado, para melhorar a qualidade de sua própria aula. E principalmente suas experiências.

    Renan Lopes

    ResponderExcluir
  19. Devido ao tempos escasso, acabei optando como os professores Wilson e Alessandra, pela modalidade EAD, acabei de finalizar minha pós graduação e Marketing, e faço alguns cursos online da FGV e outros sites, e também sempre que possível participo dos curso do Centro Paula Souza, que vão de encontro com as matérias que eu leciono. Além disso, participo de palestras e leitura, de livros, revistas e jornais e acessos a sites específicos, como Estadão, Vocês S/A, Mundo do Marketing, Portal de Cases da ESPM, dentre outros

    ResponderExcluir