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sábado, 23 de novembro de 2013

(2a RPV - 3a Mensagem) A importância da boa postura profissional


 Em meio à convivência proferida no ambiente escolar, salienta-se, de forma inegável, o fato de que o professor é concebido como um referencial para seus alunos. Obviamente que tal concepção tanto pode ser contemplada de forma positiva, quanto negativa.
 
Tendo em vista que o educador, teoricamente, deve ser o centro das atenções, o mesmo torna-se alvo de constantes avaliações. E tal afirmativa funde-se com a importância a que se deve à constante vigilância no que se concerne à imagem pessoal, uma vez que esta reflete diretamente no bom profissionalismo.
 
Muitas vezes, atitudes dizem mais do que qualquer discurso, daí a necessidade de as mesmas serem proferidas mediante a uma postura correta e coerente, partindo do pressuposto de que o respeito, a justiça e a moral são elementos primordiais inerentes à conduta cotidiana ética, referente a todo ser humano.
 
O referencial anteriormente mencionado muitas vezes é atribuído em consonância com o surgimento de possíveis obstáculos, dentre os quais, o posicionamento adotado pelo educador é automaticamente contestado ou aplaudido por parte dos educandos.
 
Com base nestes postulados, ressalta-se a importância de o educador repensar constantemente suas práticas pedagógicas, procurando aprimorá-las sempre que necessário. Bons exemplos, confiança e autoridade são virtudes conquistadas de acordo com o decorrer da convivência.
 
Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo.
 
Primeiramente, antes de conquistar o respeito, é necessário se dar ao respeito, e certas atitudes acabam comprometendo os objetivos propostos. Portanto, algumas medidas tendem a colaborar para que os mesmos sejam concretizados de forma plausível. Entre elas destacam-se:
 
# Evitar que sejam proferidas palavras de baixo calão no ambiente de sala de aula, pois tal atitude denota falta de respeito para com os alunos;
 
# Saber contornar de forma autônoma e dinâmica os possíveis obstáculos provenientes das relações interpessoais, bem como dos resultados advindos do processo de ensino-aprendizagem;
 
# Procurar cumprir com os prazos preestabelecidos quanto à entrega de resultados referentes a trabalhos, avaliações, seminários e outras atividades extraclasse. Posturas como estas conferem confiabilidade.
 
# Cumprir com regras previamente estabelecidas, seja de forma coletiva ou individual, uma vez que a atitude mantém o instinto de autoridade, fato indispensável na preservação do instinto de liderança.
 
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

 
Tenho por hábito dizer a meus alunos que "estou aqui para complicar, não para simplificar", rsss, então... seguem algumas questões para refletirmos sobre nossa prática e procurarmos melhorias:
 
1) Existem outros tópicos que não foram citados pela autora mas que são necessários destacar para que um educador possa concretizar a sua boa postura profissional perante sua clientela? (Entenda-se por clientela: alunos, pais, mundo do trabalho, equipe).
 
2) Faça aqui uma autoavaliação: 
- Você procura se atualizar no campo de seu componente curricular? Que métodos tem utilizado para atingir este objetivo?
- Procura demonstrar todo o profissionalismo necessário para se atingir bons níveis de qualidade de ensino?
- Conhece, se compromete e colabora com todas as regras necessárias e estipuladas por sua instituição?
- Tem enfrentado algum problema que gostaria de compartilhar com o grupo em busca de soluções?
- Você tem sido um bom exemplo para seus educandos?
 
3) Caso você discorde de algum ponto, sinta-se à vontade para discutir o assunto.
 
 

21 comentários:

  1. É um pouco arrogante, mas o melhor jeito de se mostrar um professor capaz, respeitado e com postura exemplar, é receber os alunos no início de sua aula de uma forma e liberá-los, ao final um pouco melhores do que entraram. Seja em conteúdo, experiência, valores ou ética. Se o aluno percebe que as aulas tem sido construtivas e positivas, naturalmente você passa a ser visto como bom educador e esta "fama" (não achei uma palavra melhor rs) logo chega aos pais na casa do aluno.
    Os métodos cabem exclusivamente ao professor, não existe receita.
    Os dois melhores professores que tive são completamente diferentes: Um era todo relaxado, mal vestido, descabelado, falava besteira e era genial, ensinava com propriedade e era muito respeitado.
    O outro era de uma imagem impecável: Sempre muito bem vestido, terno gravata, um vocabulário invejável, citações dos diferentes pensadores e tudo mais. Era outro gênio. Falava com uma propriedade incrível e nos fazia refletir muito.
    São dois caras totalmente opostos e são unanimidades na faculdade de Geografia da Unicamp.
    Isso faz com que no meu ponto de vista, qualidade da aula, no final das contas, é que vai definir a imagem profissional do educador.

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  2. Outra vez concordo com o Guilherme... muitas vezes o professor é extremamente rígido com a turma e isso acaba criando uma barreira, na qual o aluno, mesmo que o professor tenha conteúdo, não consegue captá-lo. Por outro lado, ser aberto demais e não ter conteúdo, também acaba gerando o rótulo do "professor mais legal", mas, sem agregar ao curso propriamente tido. Não existem formulas, pois muitas vezes nossa função vai além de educar, mas, também orientar, aconselhar, e em algumas vezes até amparar. Nossa personalidade influi muito no nosso trabalho.

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  3. Muitos professores, não gostam dessa comparação de clientela... mas, quem leciona marketing, sabe que é isso mesmo... também somos empresa prestadora de serviços e esses são nossos clientes e com eles devemos ter todo um cuidado, para que não procurem outro fornecedor. Não somente no trabalho, mas, sempre procurei ser exemplo, para que sempre alguém pudesse se espelhar e também porque faz parte de minha formação. Uso, várias ferramentas para contato com os alunos, e entre elas o facebook, no qual sempre me policio antes de alguma publicação. Quanto as atualizações, sim, me atualizo na medida do possível e como leciono muitas matérias, sempre prefiro atualizações dos conteúdos que gosto mais e das matérias que gostaria de atribuir sempre, mas, nem sempre consigo.

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    1. É Alessandra.
      Realmente muitos professores não gostam de usarmos o termo clientela. Mas eles são nossos clientes. Estamos em uma Escola Técnica, que precisa pensar diferente das demais.
      Precisamos pensar que ali estamos para servi-los (afinal somos servidores, não é?), mas nem de longe quero dizer que devemos ser "escravos" dos demais.
      O que discuto aqui é como podemos fazer para servir nossos clientes da melhor maneira possível, oferecendo o nosso melhor, oferecendo aquilo que gostaríamos de receber ou que nossos filhos ou familiares recebessem se ali estivessem.
      Quando converso com alguém, procuro ser o mais cordial possível pois é assim que gostaria de ser tratada.
      Quando estou em sala de aula procuro atender da melhor forma possível meu aluno, pois é assim que gostaria de ser atendida caso estivesse ali sentada, ouvindo a meu(minha) professor(a).
      Se nós que somos educadores, não soubermos como tratar as pessoas... como os educandos nos tratarão no futuro?
      Às vezes podemos até não atingir todos os nossos objetivos... mas tenho certeza de que faremos a diferença na vida de muitos.

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  4. Diante do exposto pela autora, vejo, que a postura do professor em sala de pode trazer resultados satisfatórios ao mesmo, pois, diante do seu posicionamento na sala de aula, este adquiri mesmo que de forma inconsciente a confiança e o respeito ao seu trabalho, cumprir o prometido, dar feedback das atividades propostas em sala ou extra sala, cumprir com os prazos determinados com os alunos e manter uma postura não autoritária mais incisiva, denota uma autoconfiança que é percebida pelos educando, e isto refletirá de forma positiva em suas atividades em sala.
    O mundo do trabalho, busca profissionais que tenham competência e habilidades para atuar no mesmo, porém com a postura, e a ética esperada. Cabe ao educador (professor), entender que suas atitudes e posicionamento dentro de sala contribuir para o desenvolvimento destas características no profissional, portanto caro colega professor, o seu papel como mediador do conhecimento vai além da sala de aula.

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  5. Olá, creio que nossa postura profissional de educador se forma aos poucos, penso que seja resultado da soma de várias ações, (forma de vestir, vocabulário, procedimentos, e sobre tudo atitudes). Assim como o Guilherme, já tive vários tipos professores de “malucos“ a “conservadores engravatados”, carrego comigo um pouco de cada um deles, e sei que muitos de nossos alunos carregarão um pouco de nós.

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  6. Bom, começou a complicar!
    Tenho observado vários casos de, professores terem sido professores de pais de nossos atuais alunos, e há comentários negativos, isso me assusta um pouco. Considero alunos como "clientes e produtos", sem ele não tenho aula para ministrar e/ou vender. Não dá para ser todo o tempo rígido, somos todos seres humanos, e as vezes o aluno se identifica tanto com o seu professor, que quer compartilhar, e se estivermos muito distantes a isso, eles ficam até se referência, diante disto vem o dizer antigo no bom sentido "bater e assoprar". O fazer hoje refletirá amanhã!

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  7. Eu acho que lecionar é um dom. Porque você tem que ter o conhecimento técnico com o conhecimento pedagógico. O que acontece às vezes é que temos que analisar os alunos do ensino médio e os alunos do técnico, muitos falam que é a mesma coisa, mas não é, os alunos do ensino técnico são alunos que não tem paciência, querem tudo na hora ou às vezes não querem nada!! Já os alunos do ensino médio integrado é outra coisa pois são independentes, têm vontade de ser alguém, eles se espelham nos professores pois querem ser iguais, isso mostra que a gente é importante e que devemos ter ética profissional . Todos nós temos problemas esses problemas não devem chegar na sala de aula. Acho também que os professores não devem falar mal dos outros professores ou mesmo pegar os alunos que fazem o curso no caso informática e pensar que o aluno é responsável de arrumar computador. Nossa escola deve ter a união dos cursos não um curso pensar que é melhor que o outro mas sim temos que pensar que a escola é um todo um bem para gente mesmo. Cris você sabe muito bem como temos que falar para os professores fazerem o WebSai, então temos que ter uma ética dentro e fora da escola porque somos o espelho dos nossos alunos.
    Daniel

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  8. Lecionar e parte de nos e devemos fazer com prazer para que nossos alunos percebam que estamos aqui por gostar e nao por obrigação
    Para isso a postura e o ensinar e o principal para q os alunos perceba q tem o domínio e o jeito para lhe dar
    Com seus alunos em sala de aula

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  9. Acho que devemos ser professores com um pouco de cada particularidade, "loucos", engravatados, como disse meu amigo Wilson ,amigos, como me considero com os alunos, mas uma coisa é certa, não podemos deixar de sermos profissionais e mostrar ao aluno qual é nosso objetivo principal para com eles e a proposta da escola, isso acho fundamental.

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  10. Desde quando me formei em Magistério sempre quis lecionar, e como a minha professora de didática dizia, a postura é primordial, pois sem ela fica difícil mantermos o respeito com nossos alunos.
    Daniela

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  11. Não me considero exatamente um educador. Procuro transmitir aos alunos minha experiência profissional. Acho que devemos sim, mesclar, a parte de educador e conciliar com os desejos dos alunos. Não acredito em uma educação unilateral, onde o professor estabelece as regras e os alunos as cumprem. Devemos ter "jogo de cintura" não é fácil, para ter o aluno comprometido.
    Renato.

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  12. Cristiano
    1) reconhecer o seu limite (orgânico, profissional, de conhecimento etc.), todos nós os temos, ensinar aos alunos que temos os nossos limites e que é necessário cada um de nós respeitá-los.

    2) Faça aqui uma autoavaliação:

    - Você procura se atualizar no campo de seu componente curricular? Que métodos tem utilizado para atingir este objetivo?
    sim, cursos, leitura, estudos continuados...

    - Procura demonstrar todo o profissionalismo necessário para se atingir bons níveis de qualidade de ensino?
    Faço o melhor possível dentro das limitações que tenho e de acordo com as potencialidades que possuo e que o meio me faculta.

    - Conhece, se compromete e colabora com todas as regras necessárias e estipuladas por sua instituição?
    sempre me esforço por melhorar nesse aspeto.

    - Tem enfrentado algum problema que gostaria de compartilhar com o grupo em busca de soluções?

    - Você tem sido um bom exemplo para seus educandos?
    Creio que sim, todos eles fazem questão de enfatizar isso nos comentários que fazem, mas acho que poderia ser melhor...


    3) Caso você discorde de algum ponto, sinta-se à vontade para discutir o assunto.
    Devemos tomar cuidado de não exigirmos de nós mesmo, ou dos outros, uma postura mecanicista: vc só será um bom profissinal se fizer "assim ou assado", à vezes, ser um bom profissional é conhecer seu limite.

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  13. Busco uma atualização periodicamente através de leituras e pesquisas tão necessárias para o planejamento de uma boa aula. No que diz respeito ao profissionalismo, tenho clareza do quanto somos exemplo para nossos alunos, desse modo procuro oferecer a eles o melhor possível além do comprometimento, responsabilidade e frequência. Conheço as regras da instituição e procuro colaborar dentro das minhas possibilidades, inclusive me colocando quando necessário. Gostaria de compartilhar e refletir com o grupo o panorama educacional atual, pois muitas vezes, embora com todo esse esforço, me deparo com alunos e familiares com interesses que vão na contramão dos propósitos educacionais. Seria isso uma questão social ou um descompasso em relação às práticas escolares? Para finalizar, creio que sou um bom exemplo para meus educandos pois procuro "exigir" muito deles no sentido de que saibam que além de serem capazes, precisam se destacar na escola e na vida. Também concordo que as práticas , quanto mais diversificadas, mais possibilitam uma riqueza de experiências bem sucedidas, contribuindo assim para uma escola de qualidade.
    Professor Wagner Alves de Souza

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  14. Adriana
    Sou profissional e bastante exigente com os alunos, desenvolvo as aulas procurando sempre dar bons exemplos. No decorrer das aulas procuro espaço para me aproximar dos alunos, com assuntos diversos (família, escola e trabalho), isso quebra o gelo entre professor e aluno, e eu ganho a confiança dos educandos e o interesse dos mesmo para a aprendizagem.

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  15. Duas palavras resumem tudo o que é esperado do professor pelo aluno: Dedicação e humildade. Não é preciso ser brilhante, vestir-se impecavelmente, ser legal ou bravo. O aluno precisa entender que você se interessa por ele, que cada vitória que ele conquista na escola ou na vida é sua também. Isso é postura.
    Márcio Sartori

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  16. Acredito que cada pessoa tenha suas peculiaridades na forma de ser e agir. E com os educadores acontece o mesmo , no entanto devemos apresentar uma boa conduta profissional e dar bons exemplos .
    Marilu

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  17. Precisamos conscientizar nossos alunos (as) que respeitar o humano é fundamental, através de nossa postura ética poderemos conseguir avanços, pois os alunos observam o comportamento do professor. Junio Benites

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  18. Realmente a Postura Profissional é essencial, o professor é o cartão de visita, ele reflete muito o que a escola tem a oferecer, é claro as vezes a vestimenta não quer dizer nada, mas muitas pessoas julgam o livro pela e não pelo conteúdo, por isso é necessário conscientizar os alunos da importância de ter uma postura, já que vivemos em uma ambiente coletivo.

    Eu procuro reciclar todo o conteúdo das aula pelo menos uma vez por ano, através de leitura em livros, acompanhamento de noticias em jornais. revistas e sites especializados, e através de curso e palestras. O mundo devido a globalização ele é muito mutável, rapidamente informações se tornam obsoletas.

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  19. Nós como professores temos de lembrar que quando entramos numa sala de aula somos a referência que estes alunos terão; tendo isso em mente temos de pensar em nossa postura em sala, cumprimento de prazos, etica, respeito, e o interresse por atualização constante, são exemplos que gosto de passar para os meus alunos.

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